quarta-feira, 11 de junho de 2008

Aditivos Químicos




Quando nós comemos alimentos “in natura” nossa saúde corre vários riscos, se em excesso, é claro. Mas como em todas as nossas refeições há alimentos contendo substâncias químicas, estamos vulneráveis a elas.
Eles têm um papel de conservar, intensificar e mudar as propriedades naturais dos alimentos, para maior duração, sabor forte e uma coloração. Isso tem o objetivo de obter mais lucros das empresas, já que com o passar do tempo o número de aditivos cresceu, e a necessidade de manter o produto na prateleira por mais tempo foi maior.
Mas nós pagamos um preço dobrado por isso: primeiro com o alimento, em seguida o agricultor, que manuseiam eles, e por último o maior preço é pago com a nossa própria saúde.
Há alguns efeitos colaterais ligados a essas substâncias, não só para nós, humanos (pobres mortais?), mas para a natureza como um todo. Causando doenças como, depressão, intoxicações simples até a crônica que pode levar ao câncer depois de anos, entre outras; e desequilíbrios biológicos, como poluição do lençol freático, rios e etc.
Já sabemos que o uso dessas substâncias tem mais haver com o consumismo e individualismo de grandes empresas e do Governo, que por sinal este deveria investigar e controlar o excessivo uso destes produtos, do que no nosso bem-estar, se é que existe bem-estar falando em aditivos químicos.

Um comentário:

Chiensetchats disse...

Gostei muito!!! A visão de vocês é essencial para o desenvolvimento de posições. POderiam ter citado alguma fonte para o embasamento teórico de vocês. Faltou também o resumo de uma aula. Mas no geral gostei muito do texto.